Elas comandam o rock!

Foto: Cláudio Uchoa
Se tem um lugar que as mulheres dominam muito bem é dentro do rock nacional. Cheias de personalidade e donas de vozes poderosas, a mulherada comanda o rock n´roll em um cenário majoritariamente masculino. O Brasil ainda é um dos países que tem o privilégio de ter mulheres na história do rock desde o início com uma grande tradição de mulheres roqueiras.

A cantora, compositora e guitarrista Érika Martins, ressaltou a grande importância que as mulheres sempre tiveram dentro do rock nacional. “Muita gente não sabe mas o primeiro rock gravado no Brasil – em 1955 - foi por uma mulher chamada Nora Ney e na seqüência, a primeira pop star do Brasil também era uma mulher, Celly Campello. Depois surgiu o movimento da Jovem Guarda e através dele vieram grandes mulheres no cenário do rock. Em todas as décadas tivemos mulheres maravilhosas envolvidas no rock como Rita Lee, Paula Toller, Baby Consuelo, Cássia Eller, Pitty e muitas mulheres compositoras que foram surgindo cada uma com a sua importância”, disse a cantora.

Érika é a tão famosa voz feminina na música “A mais pedida”, do Raimundos, quem não lembra, né? Ela que passou pela banda de meninas “Penélope”, em 2004 lançou carreira solo e diversos projetos paralelos com grandes nomes do rock nacional. A cantora falou pra gente sobre como é ser mulher e estar a 20 anos vivendo de música. “Sofri pouquíssimas vezes com machismo no rock. Só me lembro de alguns casos da época que comecei. Temos a sorte de viver em um país onde na nossa profissão a mulher ganha o equivalente ao homem. Muitas meninas chegam em mim para dizer que se inspiram em mim, que começaram a tocar por minha causa e eu fico muito feliz, porém, nos dias atuais, temos que levantar a bandeira do respeito. Ninguém é melhor do que ninguém. Precisamos acabar com o preconceito. A música é para todos”, disse a cantora.

Reconhecimento pelo mundo
Érika lançou em 2018 um documentário chamado “Tô Chegando”, pelo Canal Brasil com depoimentos e participações especiais. Além desse projeto, ela segue firme e forte na banda de rock carioca Autoramas que juntos, já passaram duas vezes pelo Festival 'South By Southwest' nos EUA, fizeram duas turnês pelo México e três turnês pela Europa - incluindo Festivais na Inglaterra e Espanha - além de shows por todo Brasil. Achou pouco? No final de 2018, Erika e sua banda Autoramas lançaram o novo álbum “Libido” no Brasil, na Europa e no Japão, e seguem levando o rock nacional pelo mundo afora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pitty lança clipe e novo single

Tudo que você queria saber sobre a banda Toatoa

Festival Casarão não pode parar