Venda de CDs cai pelo segundo ano no Brasil


A venda de música em formato físico de CD e DVD caiu pelo segundo ano consecutivo no Brasil. Segundo relatório da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Disco), divulgado na última quarta-feira (19), em 2013 houve uma queda de 15,5% na comercialização em relação ao ano anterior.

Em contrapartida, a venda de música em formato digital cresceu 22,39% em relação a 2012, incluindo tanto faixas avulsas quanto álbuns completos. Em todo o mundo, o aumento na comercialização do formato digital foi 4,3%, impulsionado principalmente pelos serviços de streaming.

Religiosos lideram preferência

Entre os dez discos mais vendidos no país em 2013, três são álbuns de cantores religiosos (Padre Marcelo Rossi, Damares e Padre Reginaldo Manzotti) e apenas um é internacional ("Midnight Memories", da boy band One Direction, na 10ª posição). Os dois títulos mais vendidos foram dois EPs, lançados já no final do ano: "Já Deu Tudo Certo", de Padre Marcelo Rossi, e "Remixed", de Roberto Carlos. Tratam-se de dois discos com menos faixas do que um CD tradicional e com valores mais baixos (cada um a R$ 9,99). Em 2012, Padre Marcelo Rossi também havia liderado as vendas de CDs com o álbum "Ágape Musical". A cantora sertaneja Paula Fernandes aparece em duas posições: em terceiro lugar está o EP "Um Ser Amor" e em quarto está o CD "Pássaro de Fogo - Edição Especial". A lista de CDs ainda inclui entre os mais vendidos os trabalhos de Anitta e Luan Santana. Com informações do UOL música.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pitty lança clipe e novo single

Tudo que você queria saber sobre a banda Toatoa

Festival Casarão não pode parar