A diversidade dos cariocas da Amplexos

Por Mary Camata

Nem me lembro direito como os cariocas da banda Amplexos caíram no meu twitter. Como estou sempre fuçando bandas novas, passando contatos e muitas vezes, pedindo para as bandas entrarem em contato (às vezes acho que falta interesse), em uma dessas, parei para ouvir o som da banda Amplexos. O que primeiramente me chamou atenção, foi um vídeo que a banda postou no Youtube fazendo um.. será que eu posso chamar de cover? Não, prefiro dizer que a banda Amplexos fez outra versão do clássico “Alegria,Alegria”, do Caetano Veloso, marco inicial do movimento tropicalista de 1967.

Confesso que foi assim que resolvi conhecer a banda (e realmente foi o que me atraiu). O diferencial da banda em fazer uma ligação (ou cover) com uma música que teve grande importância na cena da música popular brasileira, e não fazendo um cover da Lady Gaga em ritmo de hardcore para ver se faz sucesso.

Foi ai que fui pesquisar mais sobre os cariocas da banda Amplexos e o próprio vocalista Guga me passou informações sobre a banda formada em 2005: “A proposta da Amplexos sempre foi fazer música autoral, e por muito tempo tivemos problemas em achar a formação perfeita, achar músicos que topassem este desafio. Já fomos em 8 integrantes, hoje somos 6 apenas, disse Guga.

Outra coisa que achei interessante foi sobre a banda dizer que ainda não teve espaço nos Festivais associados à ABRAFIN- Associação Brasileira de Festivais Independentes: “Já participamos de muitos festivais pequenos, mas ainda não conseguimos entrar no circuito de festivais da ABRAFIN, talvez pela opção de não querermos fazer parte de nenhum coletivo. Trabalhamos muito por aqui, temos um evento mensal ("Amplexos Convida"), que recebe bandas da região e de fora com trabalho autoral relevante, movimentamos bastante a cena independente do interior do Rio e hoje podemos dizer que temos um público fiel. Admiramos muito a importância do trabalho da Abrafin e temos muita vontade de tocar nos festivais filiados a ela”, disse o vocalista da Amplexos.

O primeiro CD da banda Amplexos (com um projeto gráfico muito bonitinho por sinal), está disponível no site www.amplexos.com. Músicas que variam na diversidade do pop, do rock, do indie e até do reggae. Em alguns momentos mais pesados, as vezes leve. Destaque para a alegre música “Deixa Dizer” e para a pesada “Atriz”, que foi regravada com novo arranjo.

O novo CD deve ser gravado ainda em 2010. “ Já estamos em pré-produção, ensaiando bastante e conversando muito. O disco vem com uma pegada mais dançante, calcada nos ritmos afro-cubanos, jamaicanos. A sonoridade já pode ser conferida em nossas novas apresentações, disse Guga que ainda comentou sobre a escolha de Alegria, Alegria: “Tínhamos que tocar algum cover na Seletiva Carioca do Festival MADA, escolhemos essa música, que é emblemática de festivais”, finalizou o vocalista e guitarrista da banda.

APERITIVO 1: Veja o vídeo - Alegria,Alegria – Amplexos

APERITIVO 2:
Myspace da banda AMPLEXOS

Comentários

Anônimo disse…
esses caras são ótimos

Postagens mais visitadas deste blog

Pitty lança clipe e novo single

Tudo que você queria saber sobre a banda Toatoa

Festival Casarão não pode parar