Saiba mais sobre o Tendencies Rock Festival

> Este ano, a 7ª edição do Tendencies Rock Festival acontece nos dias 15, 16 e 17 de abril e promete movimentar a cena da música tocantinense.

O Tendencies Rock Festival está há seis anos fomentando a música independente tocantinense e já possui uma trajetória de sete anos de trabalho intenso para fazer do Estado um pólo reconhecido pela cena alternativa nacional.

Essa história começa em 2003 quando foi fundada a primeira loja especializada em artigo de rock a Tendencies Rock Convenience , o investimento do empresário, músico e produtor André Donzelli e de sua sócia Sueli Moitinho ia além da comercialização de produtos alternativos. E em comemoração a um ano de loja o visionário Donzelli resolveu organizar o 1º Tendencies Rock Festival, proporcionando a alegria de mais de 1.300 pessoas que compareceram no evento.

Devido a falta de apoio a segunda edição aconteceu com dois meses de atraso, sendo realizada em março de 2005. Mas as dificuldades foram barreiras superadas, já que a vontade de trabalhar com o intuito de melhorar a programação cultural da cidade era prioridade.

Já a terceira edição contou com mais de 2.000 pessoas, e pode contar com um apoio mais expressivo, uma vez que, a percepção de que o festival movimenta a cidade em todos os seus segmentos começa a ser visualizada.

Na quarta edição, 2004, o Tendencies Rock festival ganhou um novo formato se filiando a Associação de Festivais Independentes (Abrafin) levando o evento a entrar no calendário oficial dos grandes festivais independentes do país. Neste ano Donzelli e Sueli contaram com o apoios importantes, como do turismo local e da Fundação Cultural de Palmas, além da imprensa que sempre cedeu espaço para divulgação.

A quinta edição trouxe dezesseis bandas dos mais variados estilos que se apresentaram em uma estrutura profissional tanto de palco como de som e de produção. Ponto importante para mostrar seu crescimento e posicionamento. Nesta edição também foram distribuídos preservativos gratuitamente e foi montada uma tenda anti-drogas, distribuindo folhetos informativos. Além disso, houve também uma série de atividades paralelas como um workshop de guitarra.

O último evento aconteceu em abril do ano passado e contou com uma programação inovadora como a 1º Convenção de Tatuagens e body art do Tocantins, de filmes trash, 1ª exposição nacional de fotografia alternativa, e o 1º Simpósio tocantinense de música brasileira, além das palestras e mesas redondas sobre AIDS, DST, juventude contra as drogas, consolidação do mercado independente, economia solidária, internet e os caminhos da música, bandas e suas músicas - como produzir e sobreviver, e ainda workshops de guitarra e bateria ministrados por ícones da música brasileira.

Todos esses anos de trabalho revelam o crescimento do festival e sua importância para o fomento de atividades ligadas a cultura alternativa, ao qual, são de suma importância para a sociedade em geral. O Tendencies Rock festival possibilita não só o intercambio entre as bandas, mas uma série de aprendizados culturais que possibilitam um crescimento pessoal de cada individuo que participa desse processo. Além disso, movimenta a cidade em diversos seguimentos econômicos.

Em cada festival, uma nova experiência foi adquirida, somatizando a compreensão da cena alternativa no Tocantins. Além disso, foi possível entender as necessidades que a cidade tinha, e trabalhar para fomentar a música e uma serie de atividades paralelas que fazem do Tendencies Rock Festival o maior do Estado do Tocantins e com a maior diversidade de conteúdo.

O publico foi fundamental para esse crescimento, não somente por participar, mas por apoiar e se fazer presente em todas as etapas da realização do festival. Público este, que foi se modificando e expandindo, fazendo do festival um local de diversas tribos.

Site do Festival: http://www.tendenciesrock.com.br/


Por: Karina Francis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pitty lança clipe e novo single

Tudo que você queria saber sobre a banda Toatoa

Festival Casarão não pode parar